quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pietro Costa na FD-UFPR

Ontem terminou o curso Poucos, Muitos, Todos - Lições de história da democracia, dado por Pietro Costa na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, pela Escola de Altos Estudos da CAPES.
Este curso, como o do Massimo Pavarini e o do António Manuel Hespanha, proporcionou uma oportunidade excepcional de ter contato - pessoal e direto - com grandes pensadores do Direito. Uma transformação que vem ocorrendo nos últimos anos e que vem fazendo desta Faculdade um verdadeiro centro de excelência.
O Prof. Costa falava em italiano, mas seu texto base já estava traduzido e era projetado simultaneamente, sem qualquer prejuízo para a compreensão. Além de demonstrar uma clareza absoluta de raciocínio, sua fala mostrava um absurdo poder de síntese, trazendo os principais momentos e autores. Da Grécia à democracia constitucional contemporânea e sua crise, em uma análise historiográfica sem saltos, fomos levados a uma viagem pelas grandes discussões sobre o governo misto e sobre a tensão entre os poucos e os muitos. O Prof. Costa ainda respondia nossas questões relacionadas às suas 22 lições, e atendia mais uns tantos ao final de cada aula.
O fato é que vamos nos acostumando a isso, e quase cotidianizando essas oportunidades. Durante este mês com Pietro Costa, Agnes Heller esteve na Faculdade, fazendo uma palestra e participando de uma mesa redonda... Já estamos esperando os próximos, prof. Ricardo Marcelo!

Nenhum comentário: