segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Diário de viagem III - as universidades

Demorei para escrever mais pois as obrigações acadêmicas não se impressionam com as nossas emoções diante de templos grandiosos e igrejas imponentes... Hoje lancei as notas e entreguei as últimas provas. Mas ainda tem mais - uma das poucas coisas ruins de ser professora é que, não importa o quanto a gente estude, sempre pega alguma final. Mas, voltemos ao México.
As duas universidades que visitei são impressionantes. A Universidad Nacional Autónoma do México é enorme. São várias linhas de ônibus dentro do campus e ainda tem o estádio do Pumas, com 60 mil lugares. Ah, e claro, a Faculdade de Direito é bem impressionante, assim como o Instituto de Investigaciones Juridicas. Gabinetes de professores que, de fato, ficam ali... A biblioteca é bacana, mas daquelas que a gente não pode caminhar entre os livros, mas pede pelo catálogo. Eu particularmente não gosto - me parece que sempre acabamos deixando de ver o livro que fica do ladinho.
A Universidad Autónoma de Nuevo León, que fica em Monterrey, é igualmente imensa. Também tem um estádio de futebol - o do Tigres, com 50 mil lugares - dentro do campus. A Faculdade de Direito (e Criminologia) é bacana, a sala dos professores é legal, os auditórios são interessantes, muita gente estudando direito eleitoral... Uma livraria grande no campus, uma boa estrutura. Muita gente andando, com uma sensação de mais segurança do que na UNAM.
Enfim, lugares interessantes. Acho que valia a pena dar uma olhada na estrutura das universidades públicas mexicanas. Pelo tanto de alunos e pela quantidade de eventos, são, de fato, impressionantes.

Nenhum comentário: