terça-feira, 16 de março de 2010

Diário de viagem - I

Hoje comecei uma viagem por um novo continente. Deparei-me com uma linguagem peculiar, um tanto hermética para mim, e com paisagens estranhas. Novos seres, novas preocupações, novos e velhos autores. Com um guia confiável e com jovens companheiros, a caminho da verdade...
Resolvi acompanhar as aulas de uma disciplina do Mestrado em Ciência Política, para buscar novos olhares sobre o meu futuro tema de pesquisa, a representação política. Pelo visto, não será fácil. A (de)formação que "sofri" pelas leituras jurídicas do mundo e o fomento contínuo de meu espírito crítico pelos professores que passaram pelo meu caminho me tornaram um tanto refratária a determinadas crenças "científicas".
Em primeiro lugar, enfrentarei as questões metodológicas das ciências sociais. Depois Marx, Weber e os elitistas clássicos. Manterei um diário, algo como um caderno de percepções de um viajante em uma terra estranha (embora não tão hostil como eu imaginava), que talvez seja útil para futuros aventureiros.

Nenhum comentário: