segunda-feira, 12 de abril de 2010

O "povo", ah... o "povo"....

Erro craso, fatal.
Estava eu lendo os veículos de comunicação "indispensáveis", "independentes" e "censurados", para verificar a quantas anda a cobertura política nacional (e não mudou muito, a não ser a crescente desfaçatez - como as capas da veja sobre as chuvas), e cometi um grave erro: fui ler os comentários dos leitores.
Tudo bem que precisamos levar em consideração que algumas dessas pessoas que ali escrevem não tem outra maneira de expressar suas opiniões e (pre)conceitos e que a (de)formação da sua opinião parte destes mesmos veículos de comunicação, sempre complicadas (como a análise - de novo da veja, veja só - sobre a universidade do Recôncavo Baiano), mas francamente é de chorar. Se o "demo" da democracia for lido por esses tristes depoimentos, é possível compreender como o ex-Arena-ex-PDS-ex-PFL pode se chamar Democratas.
Ainda não perdi a esperança. Quem sabe com maior liberdade de expressão para os jornalistas e menos subserviência ao espúrio casamento entre o poder político e o poder econômico ainda haja lugar para uma sociedade verdadeiramente democrática. Lado poliana, cada dia menos moça.

Nenhum comentário: